Videocast: Tecnologia assistiva promove autonomia e inclusão social para as pessoas
O LabSensores, que fica no Centro Tecnológico da Ufes, conta com projetos que utilizam sensores ópticos para desenvolver sistemas voltados à assistência e inclusão
Nome: Thaiz Lepaus e Alberto Margon

O Laboratório de Sensores (LabSensores) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) possui diversos projetos que utilizam tecnologia assistiva. Mas o que é esse tipo de tecnologia?
A união entre tecnologia e acessibilidade cunhou o conceito de tecnologia assistiva, que consiste em equipamentos ou dispositivos que proporcionam habilidades funcionais a pessoas com deficiência, baixa mobilidade ou alguma neurodivergência.
Segundo Arnaldo Leal, doutor em Engenharia Elétrica pela Ufes, todo desenvolvimento tecnológico afeta o corpo social, seja de forma direta ou indireta. No caso da tecnologia assistiva, essa influência é ainda mais visível por conta do próprio objetivo desse tipo de tecnologia, que é assistir; ajudar as pessoas.
“Tudo o que a gente faz na parte de tecnologia, a gente tem que pensar em como isso vai servir a sociedade, e, no caso da Engenharia, especificamente, em como isso será aplicável”, pontua o professor.
Dentre os projetos desenvolvidos no laboratório estão a elaboração de robôs vestíveis e até andadores robóticos. Para saber mais sobre a tecnologia assistiva e como a Ufes tem se destacado na produção deste tipo de ciência, assista a entrevista que fizemos com o professor e coordenador do LabSensores, Arnaldo Leal.
Clique aqui e assista ao primeiro episódio do Avisah Cast: